Calhas e Rufos – Dicas de Instalação

Cursos Profissionalizantes

Calhas e Rufos - Dicas de Instalação

Calhas e rufos são materiais extremamente úteis na construção de casas, pois servem para escoar a água e evitar umidade nas paredes. As calhas servem para transportar a água de chuva que cai sobre os telhados, direcionando para reservatórios, fluxo de água corrente ou tubos de queda que direcionam para o escoamento fluvial. Enquanto que os rufos são chapas de metal que são posicionadas entre as paredes e o telhado para evitar a umidade nas paredes.

Antes de comprar calhas e rufos para a sua casa, é necessário ter em mãos as medidas e também a inclinação entre o telhado e a parede, tipo de telhas e onde essas peças serão instaladas. Confira a seguira algumas dicas para não errar.

Materiais de Calhas e Rufos

As calhas podem ser encontradas em diversos materiais, como o alumínio, galvanizadas, PVC e de piso. Já os rufos podem ser encontrados em alumínio, PVC ou zinco. Dentre estes materiais, os mais utilizados nas construções são o de alumínio e de zinco, porque oferecem alta durabilidade e resistência. Já os de PVC são mais resistentes a corrosão e podem ser pintados de acordo com as cores do ambiente.

calha de pvc

Também podemos encontrar as calhas de piso que serve para transportar a água que escorre de piscinas e quintais por exemplo, mas também podem ser encontradas em PVC ou alumínio.

O rufo de metal pode ser substituído pelo rufo flexível que é um adesivo sintético que pode ser aplicado diretamente na telha, oferecendo um ótimo acabamento. O rufo flexível é um material muito resistente por possuir uma malha de alumínio interna, sendo utilizado na união de telhas e paredes, em chaminés, entre outras opções.

rufo de zinco

curso de pintor banner

Dicas de instalação das Calhas e Rufos

Os materiais coletores de água ajudam a evitar danos as paredes, como rachaduras, infiltrações e umidade. Podem ser instalados em emendas, final de telhado ou sobre muros. Para cada situação podemos encontrar formatos diferentes, como a pingadeira, moldura para beiral, americana para beiral, quadrada para encontro com a parede, platibanda e água furtada.

Fique atento para a inclinação das calhas que deve ser mínima ou de 1% no sentido da queda, o que evita que a água fique empossada quando a chuva cessar. É importante utilizar grelhas ou ralos protetores nos bocais para evitar a entrada de folhas e outros objetos que possam entupir os canos. Além disso, é importante que o material seja resistente o bastante e que a instalação seja adequada para que a calha não entorte com o peso da água.

É importante a ajuda de um profissional para a instalação, pois a instalação incorreta pode acarretar em vazamentos e danos nas peças. Verifique o fluxo de água quando chover para detectar qualquer problema com a instalação que pode estar obstruída, suja ou com problemas em sua estrutura.

É recomendado uma manutenção nas calhas periodicamente, principalmente se houver muitas árvores por perto para evitar que o acúmulo de folhas atrapalhe ou tampe o fluxo de água

Gostou destas dicas? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Artigos Relacionados:

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *