Como Restaurar Pisos e Escadas de Madeira

Cursos Profissionalizantes

como-restaurar-pisos-e-escadas-de-madeira

Muitas casas já foram construídas com piso de madeira, ou talvez esteja pensando em construir a sua casa com piso e escada de madeira mas esteja com receio sobra a durabilidade e manutenção deste do piso de madeira, através deste post verá que restaurar pisos e escadas de madeira é muito fácil!

Com o passar do tempo há um desgaste natural em pisos e escadas de madeira, porém este desgaste não se aplica a toda a peça (a madeira como um todo) mas sim a suas camadas mais superficiais, em especial ao verniz e às camadas de cera, portanto mesmo que seu piso de madeira esteja com aspecto já muito envelhecido será possível o restaurar deixando como novo!

Como Fazer a Restauração de pisos e escadas de madeira

O processo é simples, mas caso a área de piso seja grande é importante contratar um profissional para fazer devido a necessidade de ferramentas elétricas, porém é simples ao ponto de você mesmo poder fazer se assim o desejar, basta seguir estes passos.

Faça raspagem de todo o piso de madeira, nesta raspagem já aproveite para remover toda a massa que há entre uma tábua e outra para posteriormente aplicar outra. Neste momento o cuidado que se deve ter é para apenas raspar a madeira e não riscar, riscos profundos podem ser trabalhosos de serem resolvidos.

Lixe todo o piso ou escada, primeiramente com uma lixa média e depois com uma lixa bem fina, isto deixará seu piso com as tábuas prontas para receber o acabamento. Entre as lixas deverá aplicar a massa de calafetar para madeira entre as tábuas, ou seja, após utilizar a lixa média deve aplicar a massa e esperar secar, após estar seca deverá utilizar a lixa fina.

como-restaurar-pisos-e-escadas-de-madeira

curso de pintor banner

Agora deve aplicar a seladora e o verniz para pisos de boa qualidade. Se desejar antes de aplicar a seladora poderá utilizar algum produto que “queime” a madeira a deixando mais clara, estes produtos são vendidos em lojas especializadas, porém é importante ter cuidado com este tipo de produto por serem produtos tóxicos.

Já para quem deseja um acabamento com piso ou escada em madeira escura poderá fazer o que se chama de ebonização, que é aplicar o verniz misturado com pigmento preto, o resultado é fantástico!

Artigos Relacionados:

Adicionar a favoritos link permanente.

3 Comments

  1. maxwel pereira da silva

    Adorei esse site, tudo que estavo procurando encontrei , ideias que eu jamais iria imaginar.
    Como eu so tenho apenas 19 anos , e ja trabalho em construçoes , estou cada vez mais me profinalizando.
    maxwel perira da silva ,2012 pedra azul mg

  2. Maria Cristina Oliveira Pinto

    Tenho uma escada de madeira com vãos de F2 ressecada. Me indicaram vedar esses vãos com pó de serra de madeira e cola. Gostaria de saber qual é o nome dessa cola. Obrigada.

  3. Olá boa tarde! gostaria de saber sobre manutenção em escadas de madeira! vcs fazem?
    fico na vila olimpia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *