Manta Térmica para Telhado – Como Usar

Cursos Profissionalizantes

Manta Térmica e Rufos para Telhados
Se você sofre com aquecimento nos ambientes de sua casa por conta do calor transferido do telhado para o interior, uma solução pode ser o uso da manta térmica, que é colocada abaixo do telhado de telhas cerâmicas, fibrocimento e outros tipos de telhas, servindo como isolante térmico.

A seguir você poderá conferir algumas dicas para comprar e instalar a manta térmica no telhado de sua casa.

Confira também: Como deixar a casa mais fresca no verão

O problema do calor na construção civil

Embora o calor tropical do Brasil seja muito apreciado pelas pessoas, este é, na verdade, um grande problema para a construção civil. Imóveis mal planejados que não considerarem o problema do calor, poderá ter muitos problemas de conforto térmico nos meses mais quentes do ano.

Manta térmica, uma solução

É claro que você não poderá esperar uma casa com temperatura amena no Brasil, mas algumas alternativas podem ser implementadas para amenizar os efeitos do sol e o calor nas construções, como é o caso da manta térmica, que tem a função de diminuir alguns graus na temperatura dos ambientes que vem do telhado.

manta de alumínio sendo aplicada no telhado

Preço da Manta Térmica

Atualmente o preço do metro quadrado de manta térmica dupla face está em torno de R$3, então para cobrir uma área de cerca de 100 m² você gastaria cerca de R$500. Este produto pode ser encontrado em madeireiras ou lojas de construção.

curso de pintor banner

Quando a manta deve ser usadas?

Em casas com telhado de fibrocimento o uso da manta térmica é quase que obrigatório, pois este tipo de material tem a fama de absorver muito calor e transferir para a laje e para o interior da casa, principalmente se o telhado ficar exposto ao sol por muito tempo.

Mas é claro que se mesmo com telhado feito de outro material como as telhas de barro, o calor for muito grande, vale a pena tentar a implantação da manta térmica.

O uso da manta em telhados abertos, sem laje, é eficiente?

Como a manta térmica é colocada entre a telha e a ripa, ela poderia ser colocada mesmo em telhados sem laje. O problema é que o acabamento visual não é agradável, pois ela é feita de alumínio brilhante, portanto, talvez seja necessário a colocação de forro de PVC ou Gesso ou outro acabamento que não deixe a manta exposta.

Gostou destas dicas? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Artigos Relacionados:

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *