Como Construir em Terreno Arenoso ou com Água?

Cursos Profissionalizantes

como-construir-em-terreno-arenoso-ou-com-agua

Quando se compra um terreno para grandes construções é natural antes de fazer a compra contratar um especialista para fazer um estudo detalhado do solo e avaliar a viabilidade da construção e os gastos para construir no terreno, entretanto quando se faz a compra de um terreno para pequenas construções isto é bem mais raro, o que muitas vezes resulta em surpresas desagradáveis.

Existem muitos terrenos que na superfície parecem ótimos, porém quando se iniciam as escavações para fazer o alicerce da construção é que o problema aparece, alguns com um terreno arenoso outros até mesmo com água brotando do chão. Se isto está acontecendo com seu terreno algumas medidas serão necessárias.

Construindo em terreno com água ou arenoso

O maior problema destes terrenos é a erosão que pode ocasionar buracos por baixo da construção e levar a construção a apresentar rachaduras e em casos mais severos até mesmo condenar toda a estrutura. Sendo algo sério é importante que contrate um engenheiro para avaliar as possibilidades de construção neste terreno, que são várias, as qual delas será a mais indicada só mesmo um profissional poderá dizer.

Para alguns terrenos utiliza-se um sistema de amarras entre os pilares dos alicerces, assim evitando que estes se movam caso aconteça uma erosão na área onde algum deles está. Estas amarras não são apenas as mais superficiais que são utilizadas normalmente, são mais profundas e difíceis de serem feitas, mas apresentam bons resultados.

Outra solução muito interessante também é em terrenos com muita umidade trocar parte do solo por Gipsita (gesso), este acaba se tornando um único grande bloco maciço por baixo da casa unindo toda a estrutura. O que faz a Gipsita se solidificar é justamente a água do terreno, quando a umidade entra em contato com o Gesso o transforma em um bloco sólido que resiste muito bem a erosão.

curso de pintor banner

Soluções existem, apenas é muito importante que ao primeiro sinal de que há algo errado no terreno pare a construção e busque por orientação de um engenheiro, assim evitará construir de forma inadequada para o tipo de terreno.

Artigos Relacionados:

Adicionar a favoritos link permanente.

7 Comments

  1. Ola! Até então não conhecia argila branca ou saibro não sei, mas abrindo os alicerces me deparei com esse material e o pior junta água, qual a dica para que eu possa levantar esses alicerces com segurança? Obrigado.

  2. Boa noite ,estou precisando de uma orientaçao , pq tenho um terreno e quero construir , mas o terreno passa nele uam agua de mina. Como ja tenho licença para contruir 30 metros aparti da margem da mina , vou começar. Mas o terreno apresenta com 1 metro e meio de profundidade argila arenosa e argila dura da ate pra fabricar tijolos, gostaria que me orientasse como posso fazer a base desta contruçao. aguardo resposta no meu emia. grato pela atençao

  3. Agnaldo Rodolfo pinto

    Também tenho um terreno de150m2,do nível da rua até a divisa com vizinho dos fundos está com altura de 6m,preciso escavar a metade feito um pão,mas com 2m,no caminho da metade já tem areia e argila,vertendo água,como conguirei fazer uma casa de 60m2 nesse local Aguardo resposta Muito obrigado

  4. Boa noite, tenho uma vivenda(com cave)construída em terreno arenoso e agora(construtor)vai construir ao lado uma vivenda também com cave e estão a fazer as fundações mesmo junto ao limite do meu terreno. Arrancaram raízes de pinheiros e toda a minha casa estremeceu. A minha pergunta é, a quem devo recorrer para vigiar a obra e assim evitar que abram fendas ou danifiquem a estrutura da minha casa?..

  5. Olá Meg Pessoa,
    Recomendo que tire fotos ou filme a área que suspeita que poderá ser danificada. Assim terá como provar que foram eles que danificaram sua propriedade.

    Abraço!

  6. Olá Agnaldo,
    Nesse caso recomendo que procure a ajuda de uma empresa especializada nisso. Você corre o risco de perder todo o investimento na construção.

    Abraço!

  7. Olá!!!!! Gostaria de saber como devo construir encostado a uma lagoa. quando chover a agua vira até o muro.como fazer para construir um duplex a longo prazo não tendo como pagar um estudo do ter..sei que preciso fazer as vigas mais e o resto.quando meu orçamento é curto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *