Sistema de Aterramento Elétrico, Tenha um em Sua Casa!

Cursos Profissionalizantes

sistema-de-aterramento-eletrico-tenha-um-em-sua-casa

A pouco tempo foi implementado no Brasil o novo padrão para tomadas de três pinos, o que já não era sem tempo, em muitos outros países isso já é normal há muitos anos. Este novo padrão torna obrigatório que as tomadas tenham o terceiro pino, que é justamente o “terra” dos equipamentos, são extremamente úteis para casos de sobrecarca e podem evitar sérios problemas elétricos. Mas este terceiro pino não passa de enfeite se sua rede elétrica não está realmente preparada para um aterramento elétrico adequado.

O aterramento elétrico serve para liberar carga excedente na terra, mas para que isso aconteça é importante proporcionar o caminho adequado entre as tomadas e o aterramento da casa, que deve ser do lado de fora da construção e seguindo normas técnicas.

Como Fazer o Aterramento Elétrico?

O principal fator no aterramento é na caixa de aterramento que ficará no chão, esta caixa pode ser adquirida em casas de materiais para construção e já vem no tamanho correto, poderá encontrar esta caixa de inspeção em PVC e em concreto, ambas possuem um furo central para passar a haste cobreada que deve ser de 2,40m de comprimento com uma espessura de 15mm.

Com o auxilio de uma cavadeira manual abra um buraco no chão que seja suficiente para caber a caixa de inspeção, após terminar de cavar o buraco deposite esta caixa no chão e então deve despejar água dentro da caixa (isto ajuda a afofar um pouco a terra para inserir a haste cobreada).

Pelo pequeno furo no fundo da caixa de inspeção deve começar a introduzir a haste cobreada, esta parte deve ser feita com as mãos, não bata com marretas na haste para não as danificar. Preencha parte do fundo da caixa de inspeção com brita, isso evita que esta seja cheia acidentalmente com concreto e também ajuda a manter a umidade da terra na haste.

curso de pintor banner

Com a haste já dentro da terra deverá passar a fiação do “terra” entre todos os pontos de aterramento os ligando até esta haste cobreada. Tome o cuidado de fazer todas as conexões bem firmes para que o sistema de aterramento funcione adequadamente.

Artigos Relacionados:

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *