A construção de uma casa envolve muitas escolhas, praticamente a todo instante terá uma nova escolha a ser feita e vale lembrar que muitas destas escolhas não poderão ser alteradas, ou ao menos não sem grandes reformas. Com isto em mente é importante dar maior atenção a todas as escolhas estruturais, que são as mais complexas de serem alteradas.

Em uma construção tudo se inicia na planta da casa, é ali que irá decidir metragens, disposição e quantidade dos cômodos, área para a garagem, jardins, piscina e tudo mais que envolva a parte estrutural da casa, sendo assim não tenha pressa em concluir esta etapa, pois se trata de uma das etapas mais importantes de toda a construção.

Projeto da casa

Fatores a considerar desde o início da planta.

Além dos fatores óbvios que todos sempre consideram como quantidade de pessoas e carros que a casa terá que comportar é importante pensar a longo prazo, a família vai permanecer com este número de integrantes ou vai crescer? Com o tempo os membros da família irão precisar de mais espaço? Por exemplo, se um casal possui um casal de filhos enquanto crianças talvez fiquem no mesmo quarto, mas certamente com o tempo irão desejar ter sua privacidade.

Costuma receber hóspedes? Se esta possibilidade existe é uma boa ideia já deixar um quarto a mais. Veja que aumentar o número de quartos não representa necessariamente que a casa terá que ser muito maior, mas sim que terá cômodos menores e mais bem distribuídos.

Se pretende ter uma piscina algum dia não deixe isso para depois, a construção da piscina enquanto a construção está em andamento é mais simples e ainda terá o benefício de não ter que passar por uma grande reforma já morando na casa.

Se já esta iniciando a construção mas ainda não está completamente convicto se a casa será aumentada futuramente busque fazer a construção nas laterais do terreno, desta forma ainda terá muita área útil no terreno, o que não acontece caso decida construir a casa centralizada.