Tipos de calhas, saiba qual Calha sua casa Precisa!

tipos-de-calhas-saiba-qual-calha-precisa

Todo telhado  precisa de calha, este é um importante complemento que permite escoar a água das chuvas de forma adequada evitando problemas com infiltrações e também aquelas inconvenientes goteiras que se formam no beiral das telhas sem calha. Algo quem é importante é escolher um modelo de calha que seja realmente indicado para seu telhado, a escolha do modelo errado fará com que sua calha seja ineficaz, isso certamente irá resultar em problemas com infiltração.

As calhas e rufos devem sempre ser escolhidos segundo o local de instalação, por exemplo, para o beiral do telhado é um tipo de calha, já se este mesmo beiral for muito próximo a uma parede será preciso escolher um outro tipo de calha, com os rufos é exatamente a mesma coisa.

Veja alguns modelos de calhas e rufos e suas utilidades

tipos-de-calhas-saiba-qual-calha-precisa

Os três primeiros tipos de calhas são os mais utilizados, pois são os de beiral com ou sem proximidade com alguma parede. Este tipo de calha se chama: calha moldura para beiral, calha americana para beiral e calha quadrada para encontro com parede.

Entre estas três calhas é importante notar que a calha que se destina a telhados próximos a paredes possui uma fixação extra, isso é muito bom para manter a calha o mais firma possível, o que resulta em menos gastos com manutenção e também que a área estará completamente isolada da chuva!

tipos-de-calhas-saiba-qual-calha-precisa

Para situações em que o telhado estaria um pouco acima do muro ou que a parte que se aproxima da parede não é seu beiral poderá utilizar uma destas três calhas: calha platibanda, rufo interno ou rufo externo, como pode ver na imagem.

Estes modelos de calhas são muito importantes de serem utilizados, principalmente os rufos, pois estes irão evitar infiltração em áreas de difícil acesso, que normalmente acabam causando infiltrações bastante onerosas para serem solucionadas.

tipos-de-calhas-saiba-qual-calha-precisa

Até aqui foram vistos apenas soluções simples para beiral, mas também existem rufos e calhas para modelos específicos de telhado e ainda rufos para muros, que são os rufos com pingadeira, já para áreas onde dois caimentos de telhados se encontram o ideal é utilizar calha de água furtada, como pode ver na imagem abaixo.

Saiba que estes não são os únicos tipos de calhas para seu telhado, dependendo do modelo exato e caimento talvez tenha que utilizar algum outro modelo de calha.

Artigos Relacionados:

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>