A energia solar é um tipo de energia gerada a partir da luz e do calor emitidos pelo sol. Essa fonte de energia abundante pode ser aproveitada na forma de energia fotovoltaica.

Essa é uma fonte de energia considerada limpa, sendo uma das mais promissoras na obtenção energética, que podem ser instaladas em telhados de casas, coberturas de prédios, em estruturas metálicas, entre outros.

O que é Energia Solar Fotovoltaica

Como funciona a energia solar fotovoltaica?

A captação de energia pela radiação solar é feita por meio de painéis fotovoltaicos. Basicamente, ao ser captada, a luz solar é convertida em energia elétrica.

Essa conversão é feita por meio de células fotovoltaicas, compostas por material semicondutor, normalmente feito de silício. Quando a luz solar incide sobre as células, provoca uma movimentação dos elétrons presentes no material semicondutor, que são captados por um campo elétrico (formado por uma diferença de potencial existente entre os semicondutores). Dessa forma, a eletricidade é gerada.

Constituído por painéis, módulos e outros equipamentos elétricos, o sistema não exige uma alta radiação solar para gerar energia. No entanto, a quantidade de energia que o sistema vai produzir depende diretamente da densidade das nuvens, ou seja, quando mais luminosidade do sol houver no céu, mais energia será gerada.

A energia solar fotovoltaica é uma das formas mais promissoras de geração de energia limpa, que vem crescendo cada vez mais devido a redução dos preços dos equipamentos e dos incentivos oferecidos para que os países adotem fontes renováveis de energia.

Vantagens e desvantagens

A energia solar é considerada uma fonte renovável de energia, já que é obtida por meio de uma fonte inesgotável: o Sol. Apesar de apresentar inúmeros benefícios para o meio ambiente, o uso dessa fonte energética apresenta também algumas desvantagens. Observe o quadro abaixo:

Vantagens

  • Fonte renovável e inesgotável de energia.
  • Não poluente.
  • Exige pouca manutenção em suas centrais de produção.
  • Painéis solares cada vez mais eficientes e com custos cada vez mais baixos.
  • Fonte de energia viável para lugares afastados e de difícil acesso, visto que não necessita de grandes investimentos na manutenção de equipamentos.
  • Excelente fonte de energia para países tropicais, como o Brasil, cuja radiação solar costuma ser intensa durante boa parte do ano.
  • Requer áreas menos extensas para ser produzida.

Desvantagens

  • Para ser fabricado, um painel solar consome grande quantidade de energia, que, às vezes, é maior do que a própria energia gerada por ele.
  • Preços elevados em relação à produção de energia por meio de fontes não renováveis.
  • Produção variável de acordo com as condições atmosféricas.
  • Durante a noite, a energia solar não é produzida.
  • Regiões localizadas em latitudes médias/altas produzem pouca energia durante o inverno.
  • O armazenamento desse tipo de energia é pouco eficiente se comparado à energia hidrelétrica, aos combustíveis fósseis e à biomassa.
  • Requer um sistema eficiente de armazenamento.

Além da instalação de energia solar estar ficando cada vez mais barata no país, a própria energia solar se mostra mais barata que a energia da rede elétrica. Fazendo o cálculo do valor da instalação e manutenção necessária dividido pela quantidade de energia gerada, obtemos o valor da energia solar produzida pelo seu gerador. Basta comparar com o valor cobrado pelas companhias elétricas e perceber que a energia solar é o futuro e economia!

Procura por um instalador de sistemas de energia solar fotovoltaica, então confira as empresas:

XP Solar