Consórcio imobiliário e financiamento: Entenda as diferenças

Nos dias atuais, é ainda comum que as pessoas confundam ou não entenda de início as diferenças entre consórcio imobiliário e financiamento. Embora os dois lhe permitam a aquisição de bens, é também verdade que são bem diferentes um do outro, e por isso precisam ser analisados antes que você tome a decisão de qual opção optar.

Consórcio imobiliário e financiamento: Entenda as diferenças

Para lhe ajudar a entender as diferenças entre consórcio imobiliário e financiamento, fizemos uma breve descrição sobre as duas modalidades, a fim de ajudá-lo a conseguir diferencia-las e decidir qual é o mais vantajoso para você.

Financiamento de Imóvel

Para conseguir um financiamento é necessário que o mesmo seja aprovado pela instituição, o que faz com que o financiamento não seja de certeza que irá acontecer, já que sempre é necessário cumprir com as exigências do banco ou da instituição financeira.

Em contrapartida, o financiamento é um meio que vale muito a pena para a compra de imóveis, principalmente por se tratar de um meio que geralmente é mais rápido de conseguir do que um consórcio.

Porém, no financiamento há diversas taxas a serem pagas, além dos juros que são normalmente cobrados. Geralmente um financiamento é feito através de um banco, enquanto no consórcio é necessário procurar por uma administradora.

Vantagens do financiamento
A vantagem do financiamento é que a liberação do valor é imediata. Ideal para quem não quer esperar muito para finalmente ter o bem em seu nome.

Recomendados:
Como saber se um imóvel está com um preço bom
Curso de Pedreiro – Fundação, alvenaria e revestimento

Consórcio de Imóvel

Um consórcio nada mais é que uma modalidade utilizada para realizar aquisições de serviços ou bens através de parcelas sem a cobrança de juros.

No entanto, um consórcio é mais indicado para aqueles que conseguem esperar mais tempo para comprar, ou seja, pessoas que planejam e poupam antes de realizar uma compra.

Com o dinheiro do consórcio o cliente pode utiliza-lo para conseguir realizar o pagamento de um imóvel com o dinheiro à vista, desta maneira, conseguindo muitas vezes pagar menos pelo bem.

Quem faz um consórcio precisa se preocupar apenas com as taxas administrativas, uma vez que não paga juros. Em geral, varia muito o valor dessas taxas, principalmente entre uma administradora e outra, as parcelas, no entanto, podem ser ainda mais em conta que de um imóvel.

  • Não é necessário uma entrada, como também não é cobrado juros.
  • Possui várias opções de prazos.
  • Consórcio imobiliário e financiamento: qual o melhor?
  • A única forma de saber qual é o melhor, é entendendo qual é o seu perfil.
  • Como por exemplo, se você está disposto a esperar um pouco mais para conseguir um consórcio ou prefere tentar algo mais rápido com o financiamento.
  • No entanto, é também importante que seja levado em consideração as diferenças entre as taxas que serão cobradas pelas duas modalidades mencionadas ao longo do artigo.

Gostou do artigo Consórcio imobiliário e financiamento: Entenda as diferenças? Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre financiamento e consórcio de casa? Então deixe um comentário abaixo.