4 Maneiras de Evitar a Umidade em sua Casa
Quando você mais precisar, poderá encontrar seus casacos, bolsas, sapatos e outros artigos de couro cobertos de mofo. Além do prejuízo financeiro, a situação pode levar a faltas, atrasos e, em alguns casos, vergonha por não poder usar uma roupa estilosa.
O grande vilão nessa situação é o alto teor de umidade na casa ou apartamento. Provavelmente penetra em sua casa através das paredes. A fonte dessa umidade pode estar no início da construção, manutenção ou alguma reforma posterior.
Com a umidade, os fungos podem aparecer em paredes, tetos, armários e móveis. Além de deixar a casa com um aspecto muito desagradável, também podem causar alergias e problemas de saúde aos moradores.
4 Maneiras de Evitar a Umidade em sua Casa
Independentemente disso, existem algumas dicas para ajudá-lo a lidar com esses problemas de umidade.
1. Verifique o estado das calhas e telhas
As calhas que coletam a água da chuva dos telhados são muitas vezes a causa da infiltração nas paredes. Verifique se há entupimentos e vazamentos, principalmente nas junções. Lá, muitas vezes ocorrem vazamentos, permitindo que a água escorra pela estrutura.
Telhas quebradas ou instaladas incorretamente também podem permitir que a água pingue no chão ou no teto da sua casa.
2. Mantenha a casa ventilada
Uma das maneiras mais fáceis e eficazes de reduzir os problemas causados pela umidade é manter sua casa bem ventilada. A abertura frequente de portas e janelas reduz bastante a ocorrência de umidade. Os armários devem fazer o mesmo.
Por outro lado, funciona melhor em uma sala que tem acesso aos raios do sol. Mantenha sua casa iluminada pela luz solar pelo maior tempo possível.
3. Remova os móveis das paredes e use giz
Móveis encostados na parede são candidatos à formação de mofo. Procure mantê-los a cerca de 5 cm de distância da parede. Isso é suficiente para ventilar as paredes e os móveis.
Além disso, coloque alguns pedaços de giz utilizado em quadro negro em um frasco de boca larga e sem tampa. Coloque o frasco no armário, que vão ajudar a retirar a umidade. Quando o giz já estiver úmido, deixe secar ao sol e coloque-os de volta no armário.
Usar bicarbonato de sódio em pequenos potes espalhados pela casa é uma alternativa ao giz. À medida que se transformam pequenas bolhinhas, é hora de substituí-los, pois absorveram umidade.
4. Cuidados com tapetes e cortinas pesadas
Os tapetes são muitas vezes considerados como retentores de umidade, poeira e ácaros. No entanto, se gosta deste tipo de revestimento, opte por um tapete de fibra sintética que tenha propriedades antialérgicas e antifúngicas.
Da mesma forma, as cortinas grossas que transformam sua casa em uma caverna devem ser substituídas por cortinas de luz ou persianas que facilitem a ventilação e a iluminação natural no ambiente.
Com essas dicas, você poderá reduzir ou até eliminar os problemas de umidade em sua casa.