Se você começou a trabalhar em projetos de construção, provavelmente já ouviu falar de “muros de arrimo” ou muros de contenção.

Mas você sabe como ela é diferente de uma parede normal, qual sua peculiaridade e função?

Conceitualmente, paredes simples e muros de contenção podem ser muito semelhantes, mas existem diferenças em como são feitas, para que são usadas e para que se destinam.

O que é um Muro de Arrimo ou Muro de Contenção

Como é um Muro Comum

É uma estrutura vertical construída em tijolo, pedra, madeira ou outros tipos de materiais resistentes, muitas vezes utilizada para delimitar e proteger os espaços do terreno.

As paredes também têm uma função estética e de privacidade, pois bloqueiam as vistas externas de dentro do espaço.

No Brasil, os muros também são construídos para manter a segurança dos moradores e/ou turistas, muitas vezes complementadas por arame farpado, cerca elétrica, etc. As paredes comuns têm geralmente entre 2 e 2,5 metros de altura.

O que é um muro de arrimo

A diferença fundamental entre um muro comum e um muro de contenção é a sua finalidade: o primeiro é usado principalmente para dividir o terreno (como vimos acima), o segundo é usado para fins de contenção.

Imagine que você está ocupando um terreno que tem uma diferença significativa de nível ou inclinação. Primeiramente, é necessário “cortar” e preencher partes do solo para criar uma superfície plana (ou platô) sobre a qual a construção será erguida.

O problema é que, sem apoio, a superfície seria difícil de se estabilizar e sujeita a deslizamentos e desmoronamentos de terra – o que é especialmente preocupante quando chove, pois o solo fica encharcado e a terra fica mais pesada.

É aí que entra a importância dos muros de contenção, que serve para segurar e controlar o solo na parte mais alta do terreno, evitando que ceda e comprometa a segurança da edificação.

Como fazer um muro de arrimo

Existem diferentes técnicas e materiais para a confecção de um muro de arrimo – a escolha deve ser feita de acordo com as características do solo, topografia e edificação.

As opções mais comuns são paredes de concreto estrutural ou blocos cerâmicos, mas também podem ser utilizadas estruturas de pneus, concreto, pedra ou mesmo metálicas. Tudo depende de cálculos de peso e necessidades de suporte.

Os muros de arrimo podem ser construídos em declives ou em plataformas, em forma de L e triangulares, e quando utilizados em habitações, a sua altura geralmente não ultrapassa os 4 metros.

Se você precisa fazer um muro de arrimo, recomendamos que contrate um bom profissional para te ajudar nessa tarefa, pois o processo não é assim tão simples em muitos casos.