A tinta para parede é um item indispensável em qualquer reforma ou construção, oferecendo um visual, que agregam valor ao ambiente. Mas, você sabia que além de dar vida aos ambientes, eles têm outras funções práticas que devem ser observadas?

A verdade é que certos tipos de tinta, além de trazerem beleza, adicionam uma camada protetora às paredes, ajudando a preservar e evitando infiltrações.

E como eles vêm em tantas variações, muitas vezes você pode precisar de uma ajudinha para entender sobre cada tipo de tinta e qual o uso ideal.

Para escolher a tinta certa na hora de pintar uma parede ou superfície, preparamos este guia que explica os benefícios, características e aplicações de cada tipo. Confira!

Quais as Diferenças entre as tintas e Qual a Melhor para cada Aplicação?

Além das cores diferentes, as tintas de parede também possuem características diferenciadas em termos de acabamento, impermeabilidade e durabilidade.

Por isso, antes de comprar a tinta e começar a pintar, é importante conhecer Quais as Diferenças entre as tintas e Qual a Melhor para cada Aplicação, para poder escolher o que melhor se adapta ao seu projeto. Confira tudo a seguir:

Principais tipos de tinta e suas aplicações

1. Tinta látex ou PVA – Maior Cobertura

Das várias tintas, as tintas látex ou PVA são as mais utilizadas para pintura de paredes. Ela é à base de água, tem acabamento fosco, seca rapidamente e tem um preço mais acessível.

Além disso, ela tem baixa impermeabilidade, por isso é mais indicado para cobrir áreas internas com menos umidade, como quartos e salas.

Na aplicação não apresenta grandes dificuldades e pode ser limpa facilmente em caso de respingos ou derramamentos de líquidos na parede.

As tintas látex também são de alto rendimento, quando diluídas em 50% de água, cada demão pode cobrir uma área de 200m² a 350m². O segredo para um bom acabamento é aplicar de 2 a 3 camadas.

2. Tinta acrílica – Impermeável

As tintas acrílicas ocupam o segundo lugar no ranking de popularidade dos tipos de tintas de parede. Apresenta algumas semelhanças com a tinta látex, como ser à base de água. No entanto, é mais resistente à água e durável devido a uma resina em sua composição.

As tintas acrílicas são uma excelente opção para pintar áreas externas, como fachadas e paredes, e também áreas molhadas, como banheiros. Além disso, apresenta alta cobertura e secagem rápida, e está disponível em acabamento fosco, acetinado ou semibrilhante.

3. Tinta esmalte – Duradoura e Resistente

Existem diferentes versões de tinta esmalte, mas todas são conhecidas por serem duráveis. São adequados para superfícies metálicas e de madeira, como móveis, janelas e portões.

O esmalte sintético por exemplo, é insolúvel em água, com alto poder de cobertura e acabamento fosco ou brilhante. Tem um cheiro forte e demora cerca de 10 horas ou mais para secagem completa.

O esmalte à base de água, por outro lado, é uma opção mais simples, ecológica, que seca mais rápido, é fácil de aplicar, lavável e versátil. Utilizando o fundo certo, pode ser aplicado em superfícies e paredes plásticas.

4. Tinta superlavável – Resistente a limpeza

Já a tinta superlavável leva esse nome por ser extremamente resistente à limpeza. É o tipo de tinta mais indicado para ser utilizado em pinturas de paredes em áreas públicas ou com crianças, ou onde há uma grande movimentação de pessoas, como igrejas, escolas e hospitais.

De forma geral, trata-se de uma tinta acrílica de alto desempenho, que pode ser aplicada em áreas internas ou áreas externas. De secagem rápida, acabamento fosco e fácil limpeza.

4. Tinta superlavável - Resistente a limpeza

5. Tinta antimofo

O diferencial da tinta antimofo, assim como o nome sugere, é a presença de ativos fungicidas e bactericidas em sua composição, que permitem que ele possa cobrir, eliminar e prevenir a proliferação do mofo na parede.

Ela é mais interessante para aplicações em áreas de difícil acesso, como tetos, paredes com pé-direito duplo e paredes internas.

Superfícies que ficam expostas à umidade, áreas com pouca ventilação, e pouca luminosidade, também podem ser pintadas com esse tipo de tinta para evitar possíveis problemas de mofo.

6. Tinta inodora

Já a tinta inodora não apresenta quase nenhum odor durante ou após a aplicação. O ambiente fica livre de qualquer cheiro de tinta em até 3 horas após a pintura. Ela é ideal principalmente para locais com crianças, animais de estimação ou pessoas alérgicas.

É possível encontrar a tinta inodora nas versões fosca e acetinada.

7. Tinta epóxi

Geralmente é encontrada à base de solvente, sendo extremamente resistente a químicos e à água. A tinta epóxi é indicada para pintura de pisos, metais e áreas com grande umidade, como cozinhas, banheiros, saunas e lavanderias.

Esta tinta também é amplamente utilizada pela indústria para pintar revestimentos e azulejos. Devido a sua composição específica, sua aplicação exige conhecimento técnico para garantir um bom acabamento.

Qual o melhor tipo de tinta para seu projeto?

Quais as Diferenças entre as tintas e Qual a Melhor para cada Aplicação

Agora que você sabe diferenciar cada tipo de tinta disponível para o acabamento de sua casa ou construção, está na hora de escolher a que melhor se adapta ao seu projeto.

Você deve levar em consideração de a superfície que receberá a pintura é molhado, interno, externo, azulejos, pisos – e as características de cada tinta.

Áreas externas e úmidas necessitam de tintas resistentes à água e ao uso. Áreas internas e secas podem se dar bem com tintas mais leves. Já as tintas sintéticas são ideais para renovar móveis e elementos metálicos.