Dicas para Alugar um Apartamento em SP

Se você precisa ou se está pensando em se mudar para um apartamento, confira estas dicas para Alugar um Apartamento que preparamos para você não errar e se arrepender mais tarde. Existem muitas imobiliárias em São Paulo e você deve escolher uma que passe credibilidade.

Dicas na hora de Alugar um Apartamento

A primeira impressão sobre o imóvel é muito importante, mas além disso, o imóvel tem de atender as necessidades atuais que você tem na sua vida. Alguns exemplos seriam: Quantidade de quartos, ser perto do trabalho ou da família, ter acesso a transporte público, ser perto de supermercados, entre outros.

Não devemos nos esquecer também da parte estrutural do apartamento, como a parte elétrica e hidráulica.

Outro detalhe importante é fazer uma vistoria minuciosa a todos os detalhes do imóvel. Uma boa dica é fotografar tudo e guardar o material com você. Preste atenção a detalhes como furos na parede, riscos no piso, problemas com a pintura e qualquer outro problema.

Fique atento ao contrato de aluguel

Sempre leia o contrato por completo para estar ciente e de acordo com todas as cláusulas estipuladas. No contrato deve constar detalhes como o valor do aluguel, as taxas que o inquilino deve pagar, tempo de duração do contrato, dados da vistoria e as penalidades previstas caso haja o descumprimento de alguma cláusula.

Precisa de fiador?

Atualmente o fiador não é tão essencial na hora de alugar um imóvel, pois há outras opções como é o caso do seguro fiança, que arca com as despesas do aluguel caso haja algum problema, mas assim como em todo seguro, o dinheiro não é devolvido ao fim do contrato.

Outra opção é o aluguel com caução, onde o inquilino deposita o valor de 3 a 5 aluguéis e este fica guardado como garantia. ao fim do contrato o valor é devolvido integralmente caso não haja problemas com o imóvel.

Algumas imobiliárias também oferecem a opção sem fiador. Neste caso o inquilino passa por uma análise de crédito e se não houve problemas, o inquilino pode alugar.

Taxas e impostos

Em São Paulo é comum o inquilino pagar o valor do aluguel e IPTU e nos casos de apartamento, também o condomínio, além de taxas municipais (se existente). Também pode ser cobrado seguro contra incêndio em alguns casos. As contas de água e luz são pagas à parte.

Prazos do contrato

A maioria das imobiliárias estipulam o período mínimo de 30 meses, sendo que após 12 meses não há cobrança de multa, mas não há um prazo previsto em lei.

Sobre multas

Se você não cumprir com as cláusulas estipuladas no contrato assinado, poderá ser multado. O valor das multas variam de acordo com o tempo de contrato até o momento da rescisão.

E se precisar de obras?

Se o imóvel precisar de reformas, a melhor solução é a conversa. Se for uma obra para melhoria, o inquilino deve combinar como serão feitas e poderá abater o valor do aluguel ou o proprietário pode arcar com as despesas.

E quando acaba o contrato?

Caso o contrato não seja renovado, o imóvel deve ser entregue na data de encerramento do contrato. Antes disso pode haver uma vistoria para verificar se está tudo do jeito que você pegou o imóvel. Geralmente os inquilinos devem entregar o imóvel com uma nova pintura.