A palavra topografia vem do grego, onde topos significa “lugar” ou “região” e graphein significa “descrever” ou “descrição de um lugar”.

A topografia é a ciência que estuda os territórios e suas características em sua superfície, como o alto e baixo relevo, declínio e até acidentes geográficos que possam estar presentes em um determinado local.

A topografia também é relacionado com a cartografia, que estuda mapas. Desta forma,esses conhecimentos permitem especificar as estruturas e condições de uma determinada área, descritos na forma de mapas e cartas geográficas.

O que é Topografia e para que Serve

Atualmente, a topografia é um instrumento fundamental para a implantação (chamada de locações) e acompanhamento de obras. Por exemplo: construções, urbanizações, projetos viários, loteamentos, movimentações de terra, cubagem de terra, terraplanagem, entre outros.

A Aplicação da Topografia

De forma geral, os estudos topográficos de uma região serve para representar as particularidades de construções, rodovias, ferrovias, limites entre terrenos e propriedades, relevos, entre outros.

Durante o estudo topográfico são elaborados plantas topográficas reduzidas em escala, que podem variar de acordo com a finalidade do referido trabalho.

As escalas vão desde 1:50 (lê-se um para cinquenta) e 1:100 (lê-se um para cem) em representações de lotes urbanos, até 1:5000 quando em representações de propriedades rurais.

Um dos grandes desafios da cartografia é representar a terra, que tem superfície irregular em um plano. Por isso, a topografia é voltada para áreas menores, onde é possível minimizar ao máximo o erro causado pela curvatura do próprio planeta, sem que haja prejuízo de precisão do levantamento topográfico.

Quanto maior a área analisada, maiores serão as deformações.

Os instrumentos utilizados

A topografia utiliza diversos instrumentos fundamentais que permitem realizar os estudos topográficos.

Dentre eles, podemos destacar por exemplo o teodolito, o nível, a estação total e o GPS. Vamos ver cada um deles.

Teodolito – trata-se de um instrumento de precisão óptico que realiza a medida de ângulos verticais e horizontais.

Nível – pode ser ótico ou digital, sendo utilizado para indicar ou medir inclinações em planos.

Estação Total – é um instrumento eletrônico utilizado na medida de ângulos e distâncias.

GPS – utilizado para fornecer com precisão a sua posição geográfica no terreno. Em alguns aparelhos GPS topográficos, pode-se obter precisão de centímetros e são voltados principalmente para cadastro.

Desta maneira, a topografia oferece grande importância para a demarcação e o conhecimento das áreas, servindo para diversas finalidades e setores. As técnicas adquiridas ao longo da história contribuíram cada vez mais para os métodos de medição que dispomos hoje.

Se você tem uma área que precisa ser demarcada entre em contato com a THF Topografia e Levantamentos Topográficos e Locação de Obras e solicite um orçamento grátis.