Estruturas Metálicas – Definição, Vantagens e Desvantagens
https://youtu.be/qBWNo6UhX38
As estruturas metálicas são elementos estruturais utilizados para a execução de vigas, pilares, terças, treliças de telhado, barrotes de mezaninos, pórticos, pergolados, dentre outros.
É formado totalmente de material metálico, principalmente de aço formado essencialmente por ferro carbono, sendo que sua resistência vai depender da quantidade de carbono utilizado em sua confecção.
Lembrando que quanto maior for o teor de carbono, maior será a resistência da estrutura metálica, porém isso também o torna mais duro e frágil. Portanto, é essencial que o projeto de estrutura metálica seja realizada por um profissional qualificado, capaz de dimensionar e definir o ao a ser utilizado em cada seção da estrutura.
Projeto de Estrutura Metálica
Podemos definir um projeto de estrutura metálica em 4 condições. São elas:
Projeto arquitetônico – deve prever as condições e locais onde haverá peças metálicas aparentes.
Projeto de prevenção contra incêndio – deve prever o comportamento do concreto armado, madeira e da própria estrutura armada quando submetido a um incêndio.
Projeto Estrutural – deve se avaliar as cargas de projeto previstas em norma específica, ligações e seções disponíveis no mercado.
Projeto de orçamento – deve orçar todos os custos e planejamento, como o cronograma, alocação de mão de obra e de recursos físicos.
Fabricação das peças metálicas
Após o projeto estar definido, ele é passado para a Indústria ou serralherias que irão produzir as peças de acordo com as especificações, como dimensões, formatos e resistência.
Vantagens da estrutura metálica
Devido ao módulo de elasticidade do aço, pode ser projetada com seções mais esbeltas, o que permite um uso melhor do espaço, além de reduzir a carga sobre as fundações, o que pode gerar economia na construção da estrutura.
Os perfis metálicos são produzidos com maior controle e confiabilidade, o que reflete em dimensionamento com menor majoração.
O acabamento também é mais padronizado, o que permite seu uso em aplicações comerciais com estrutura aparente, como as treliças que são utilizadas em lojas, estacionamentos e supermercados.
Embora haja impacto ambiental na fabricação das estruturas, elas podem ser recicladas.
Outro fator positivo é que as estruturas metálicas permitem maiores vãos livres se comparado ao concreto armado, o que dá maior liberdade de uso dos espaços.
Desvantagens da estrutura metálica
As seções esbeltas podem sofrer com a flambagem quando comprimido (devido a mudança de temperatura, por exemplo).
Podem sofrer danos as estruturas com ventos fortes.
Deve-se ter maior preocupação em relação ao fogo, devido a dilatação térmica e perda da capacidade resistente.
As edificações com estruturas metálicas podem sofrer com ruídos e vibrações, o que pode ser um incômodo para algumas pessoas.
As estruturas metálicas tem maior vulnerabilidade a corrosão, principalmente se não forem feitos manutenções protetivos, tais como pinturas.