Toda empresa deve garantir a segurança e bem estar dos funcionários. Dependendo da área de atuação, a empresa deve fornecer e fiscalizar o correto uso dos equipamentos de proteção e assim evitar não só o dano nos funcionários, mas também problemas de processos trabalhistas que podem arruinar uma empresa.

Dois tipos de equipamentos são essenciais para evitar acidentes para os trabalhadores, que são: Equipamento de Proteção Individual (EPIs) e os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs). Mas afinal qual a diferença entre eles?

O que é EPC e EPI? Qual a Diferença

Equipamentos de Proteção Individual ou EPI

Os EPIs são equipamentos individuais utilizados por cada trabalhador para exercer sua função dentro da empresa e assim evitar danos a saúde e a vida deste funcionário.

De acordo com a Norma Regulamentadora (NR-06) do Ministério do Trabalho e Empresa, as empresas são obrigadas a fornecer gratuitamente aos funcionários, os EPIs adequados a função, em perfeito estado de conservação e funcionamento.

Dentre os principais equipamentos de Proteção Individual podemos destacar:

  • Proteção da cabeça: capacete, capuz;
  • Proteção dos olhos e face: óculos, máscaras;
  • Proteção auditiva: protetor auricular, abafadores;
  • Proteção respiratória: respirador;
  • Proteção do tronco: coletes;
  • Proteção dos membros superiores: luvas, braçadeiras;
  • Proteção dos membros inferiores: botas, calças

Equipamento de Proteção Coletiva (EPC)

Já os equipamentos de proteção coletiva são instalados em locais fixos ou móveis, instalados para a proteção coletiva de toda a empresa.

Podemos destacar como EPC os cones, fitas e placas de sinalização, alarmes, plataformas, grades, dispositivos de bloqueio, barreiras contra luminosidade e radiação, exaustores, corrimão, entre outros.

Os Equipamentos de Proteção Coletiva resguardam a integridade física dos colaboradores e de terceiros presentes na empresa.

A importância do EPI e EPC nas empresas

Tanto os EPIs quanto os EPCs são essenciais para garantir a integridade física de todos os trabalhadores, mas devemos salientar que a prevenção de acidentes no trabalho não deve acabar após o fornecimento dos equipamentos pela empresa.

É importante orientar o trabalhador sobre o uso, conservação e armazenamento dos mesmos, além de fiscalizar seu uso.

Lembre-se também que existem doenças causadas no trabalho que podem causar afastamento do trabalho e muitos problemas para empresa e que podem ser evitadas. Para saber mais confira o artigo “6 Doenças que Podem ser Evitadas e que Podem Causar Afastamento do Trabalho“.