Os tipos de vidros para construção. O vidro é muito versátil e pode ser utilizado em diversos pontos de uma construção, agregando valor, utilidade e comodidade aos projetos, como é o caso das sacadas fechadas, espelhos sob medida, proteção de escadas e box de banheiro de vidro.

Entre os benefícios do uso de vidro estão a integração de ambientes, conforto acústico e térmico, segurança, privacidade e iluminação natural.

Uma curiosidade sobre o vidro é que ele está entre os materiais que demoram mais tempo para se decompor (cerca de 1 milhão de anos). Ele também é 100% reciclável.

É claro que o resultado final vai depender do material utilizado, portanto é necessário prestar atenção no tipo de vidro correto para cada finalidade.

Vamos conferir aqui os tipos de vidros e dicas de aplicações na construção civil e também na decoração.

Acidado

O tratamento com ácido torna o vidro esbranquiçado, o que aumenta as possibilidades de uso na decoração.

Temperado

Até 5 vezes mais resistente que o vidro comum. Pode ser utilizado para dar acabamento mais sofisticado ao ambiente, como divisórias, box de banheiro e sacada de vidro.

Tipos de Vidros para utilizar em sua Construção

Antirreflexo

O vidro antireflexo é até 5 vezes menos reflexivo se comparado a um vidro convencional, sendo muito utilizado em cristaleiras e em locais em que o reflexo pode ser um problema.

Antirriscos

Ideal para conservar a aparência elegante e o aspecto de novo por muito tempo. Muito utilizado em tampos de mesa, vitrines e bancadas de trabalho.

Craquelado

Este vidro causa a impressão de que pode ser quebrado, principalmente se for utilizado em uma área de passagem de pessoas.

Antivandalismo

Este tipo de vidro resiste a grandes impactos e mesmo que ele venha a se danificar, pode permanecer inteiro. Isso pode impedir invasões e vandalismo.

Autolimpante

O vidro autolimpante reduz a necessidade de limpeza, sendo utilizado em locais de difícil acesso.

Impresso

O vidro pode receber um desenho impresso na hora que está saindo do forno, que em boas mãos pode oferecer ótimos resultados a decoração do ambiente.

Colorido

O vidro pintado tem acabamento de alto brilho e é muito utilizado na decoração e pode dar um toque de alegria e vivacidade ao ambiente.

Colorido

Duplo

O vidro duplo, assim como o nome sugere, tem duas camadas de vidro separados por uma camada de gás ou ar, que ajuda a reduzir a passagem de som e mudança de temperatura.

Jateado

O vidro recebe um jato de areia, tornando o vidro translúcido e com aspecto áspero.

Laminado

O vidro recebe uma camada de plástico que em caso de quebra, mantém os cacos unidos.

Opacado eletronicamente

Este tipo de vidro utiliza tecnologia para deixá-lo transparente. Muito utilizado em escritórios.

Refletivo

Muito utilizado em projetos sustentáveis por não reter muito calor. Mas também oferece ótimos resultados na decoração.

Serigrafado

Também pode ser chamado de vidro fosco. Este vidro oferece um certo grau de privacidade ao mesmo tempo em que ainda garante um bom aproveitamento da luz natural.

Lembrando que o custo do vidro na construção civil vai depender do tipo de vidro e do tamanho da área em que vai ser aplicado.

Se você mora em São Paulo e precisa de uma empresa para criar espaços inspiradores utilizando vidros de diversos tipos, conheça a LD Glass Vidraçaria e a Reobote Vidros que são duas das melhores empresas do mercado de vidraçaria.