Sabe quando você está mudando de casa ou apartamento e quer deixar cada cantinho com o seu jeito? Ou quando você se cansou da decoração e quer dar um “brilho”, melhorando o visual do seu ambiente?

Nesta busca pelo novo, seu forte aliado é definitivamente a pintura da casa. Afinal, com um pouco de cor na parede, o ambiente ganha uma aparência renovada.

8 Dicas para Pintar sua Casa ou Apartamento

Mas por mais fácil que pareça, pintar paredes requer alguns cuidados, para que seus sonhos não acabem sendo um completo desastre. Então, se você está nessa jornada pela primeira vez ou tem um passado sombrio no que diz respeito à pintura, podemos ajudar.

Preparamos estas 8 Dicas para Pintar sua Casa ou Apartamento com Sucesso e alcançar o resultado final desejado. Confira!

8 Dicas para Pintar sua Casa ou Apartamento com Sucesso

Prepare o local para a Pintura

Antes de pintar as paredes, existem alguns passos preparatórios que são essenciais para bons resultados. Isso tem que ser bem feito desde o planejamento, porque ninguém quer parar o processo de pintura no meio e acabar com as paredes borradas, certo? Aqui está uma lista do que você não pode esquecer.

Faça uma lista dos materiais necessários

Esse é o básico, mas muita gente pula essa parte e acaba com dor de cabeça para reformar a casa depois. Vale ressaltar que para pintura residencial, tinta, rolos e pincéis não são suficientes, ou seja, se o objetivo for uma parede mal pintada e móveis cheios de respingos, já basta.

Mas para pessoas mais exigentes, preparamos uma lista geral do que você pode precisar, que pode variar dependendo do seu ambiente:

  • Lonas ou lençóis para proteção dos móveis;
  • Chave de fenda para remover espelhos, tomadas e interruptores;
  • Papelão, plástico ou lona para proteger o piso;
  • Fita adesiva para proteção de teto, rodapés, portas e janelas;
  • Massa corrida ou gesso para corrigir pequenas imperfeições na parede, como buracos;
  • A espátula ajuda a aplicar a massa corrida ou gesso;
  • Lixa para polir e limpar as paredes para garantir melhor aderência da tinta;
  • Panos úmidos e secos usados ​​para limpar as paredes;
  • Bandeja de pintura
  • Um objeto para misturar a tinta;
  • Rolo adequado para a tinta necessária;
  • Pincéis médios e pequenos para acabamento.

Compra do material

Para economizar tempo e dinheiro, leve uma lista do que deseja comprar. Principalmente para a pintura de sua própria casa. Já pensou em passar horas olhando catálogos enormes, escolhendo uma cor e depois pintando as paredes que não combina muito com o seu ambiente?

Para ajudá-lo a escapar dessa possibilidade, hoje existem vários simuladores online que podem ajudá-lo a visualizar a pintura em uma sala.

As tintas são divididas em várias categorias, como à base de água e à base de solvente, inodoras para quem tem alergias, fáceis de limpar, à prova d’água e muito mais. Escolha a tinta com base na peça a ser pintada e no uso desejado.

Revestimento de proteção do ambiente

Revestimento de proteção do ambiente

Antes de abrir qualquer lata de tinta, proteja seus móveis e objetos de decoração. Confie em mim, acidentes são fáceis de acontecer e a prevenção é a melhor opção. Se você tiver lençóis velhos, use-os como isolamento. Além de ser sustentável, economiza seu bolso.

Se não tiver lençóis, opte por isolar os móveis com lona, ​​plástico ou jornal. Para pisos, escolha papelão, se possível, pois é um material que absorve mais rapidamente se a tinta pingar no chão.

Use fita adesiva para manter o material de proteção no lugar e proteger janelas, portas, tetos e rodapés. Claro, não se esqueça de remover espelhos, tomadas e interruptores antes.

Comece a Pintura

Quando tudo estiver devidamente isolado, é hora de iniciar o processo de pintura. Por isso, alguns passos devem ser seguidos para garantir um acabamento bonito e uniforme. Siga os passos abaixo.

Correção de superfície

É hora de aplicar a massa corrida ou gesso para tapar buracos e pequenas rachadura. Esta etapa deve ser feita 1 dia antes da pintura, dependendo do clima.

Lixe para uma superfície uniforme

Após fazer as correções, a lixa ajudará a remover qualquer relevo e/ou sujeira que possa estar presente na superfície. Nesse momento, pode-se remover o excesso de massa na etapa anterior. Portanto, você tem uma superfície linear e levemente desgastada, o que ajudará a pintar e reter a tinta.

Remova o pó para aderência da tinta

Após a etapa anterior, você notará muita poeira na parede a ser pintada. Este pó deve ser retirado de forma a não prejudicar o seu serviço e alterar a textura e aderência da tinta. Limpe com um pano úmido e se necessário, use um pano seco para remover a umidade.

Pintar a parede

Finalmente, é hora de começar a pintar as paredes. Lembre-se de verificar a previsão do tempo para evitar dias muito quentes ou úmidos, o que dificultará a aplicação e a secagem da tinta.

Use o pincel para começar do canto e fazer os detalhes. Espere pelo menos 4 horas para a próxima demão. Não se preocupe, as marcas sairão na segunda demão.

Gostou do artigo 8 Dicas para Pintar sua Casa ou Apartamento com Sucesso? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.