O DPS é um dispositivo de proteção contra surtos de energia projetado para detectar sobretensões na rede elétrica e desviar correntes de surto. Deve ser usado em prédios, casas ou edifícios que desejam proteger o equipamento elétrico contra danos.

Essas mudanças na rede elétrica são mais comuns do que você imagina e ocorrem todos os dias em ambientes residenciais, comerciais ou industriais.

Mas como esses surtos ocorrem? Que tipos de danos podem ser causados ​​ao equipamento elétrico? Qual a melhor forma de prevenir os surtos?

Essas questões serão esclarecidas a seguir.

Dispositivo de Proteção Contra Surtos de Energia DPS

O que é um Surto de Energia?

Surto é uma onda transitória de tensão, corrente ou potência, com uma alta taxa de variação em um curto período de tempo.

Ele se espalha pela rede elétrica e pode causar danos a equipamentos eletrônicos.

Como ocorre o surto de energia?

Picos de energia são causados ​​por quedas de raios, manutenções na rede e liga e desliga dispositivos que usam grandes quantidades de energia.

1- Descarga atmosférica (raio)
Sempre que um raio atinge diretamente ou próximo a um dispositivo elétrico, é gerado um surto, que pode atingir equipamentos conectados à mesma rede ou linha de dados, como televisão a cabo e linhas telefônicas.

2- Manutenção na rede
Quando as empresas de energia estão fazendo manutenções na rede elétrica, picos de energia também podem ocorrer, causando a interrupção da distribuição de energia em certas comunidades ou ruas.

Não apenas os cortes de energia, mas também tentativas de reinicialização são a causa de interferência eletromagnética.

3- Liga e desliga de máquinas grandes
Ligar e desligar equipamentos grandes (como elevadores, motores industriais e até mesmo equipamentos do dia-a-dia, como condicionadores de ar ou máquinas de lavar) também pode causar falhas na rede.

Cada vez que esses dispositivos são ligados ou desligados, são geradas sobretensões transitórias, que podem causar danos imediatos ou de médio a longo prazo aos dispositivos eletrônicos conectados à mesma rede.

Que danos os surtos elétricos podem causar?

Pode causar degradação de componentes; reduzir a vida útil ou mesmo queimar equipamentos elétricos e eletrônicos imediatamente.

Dispositivo de Proteção Contra Surtos de Energia DPS

Dispositivos de proteção contra surtos de energia são equipamentos usados ​​para detectar se há sobretensões transitórias na rede elétrica e descarregá-las no sistema de aterramento antes que se propaguem pela rede e alcancem equipamentos elétricos e eletrônicos.

O DPS pode ser utilizado em diversas ocasiões, tais como: em redes de energia, para proteção de transformadores e iluminação urbana, linhas de telecomunicações, painéis de energia fotovoltaica, quadros de distribuição em edifícios comerciais e residenciais, e até mesmo diretamente em tomadas para proteção de equipamentos importantes.

O DPS pode ser dividido em três tipos:

Classe I – Equipamento com capacidade suficiente para absorver parcialmente a corrente elétrica. Instalado no quadro de distribuição principal (QGBT).

Classe II – equipamento capaz de descarregar correntes induzidas que penetram no edifício, ou seja, os efeitos indiretos da descarga atmosférica. Instalado no quadro de distribuição secundário.

Classe III – usados ​​para proteção fina de equipamentos, instalados próximos ao equipamento. Eles são usados ​​para proteger equipamentos conectados à rede elétrica, linhas de dados e linhas telefônicas.

Gostou destas dicas sobre Dispositivo de Proteção Contra Surtos de Energia DPS? Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre como usar um DPS? Então deixe um comentário abaixo.