DPS são Dispositivos de Proteção contra Surtos que tem o objetivo de detectar sobretensões na rede elétrica e desviar as correntes de surto e devem ser utilizadas em construções, casas ou prédios que queiram proteger os equipamentos elétricos contra danos.

Essas alterações na rede elétrica são mais comuns do que se imagina e ocorrem diariamente em ambientes residenciais, comerciais ou industriais.

Mas como estes surtos são gerados? Quais tipos de danos podem gerar em equipamentos elétricos? Qual é a melhor forma de proteção contra curtos?

O que é um DPS e como ele Protege seus Equipamentos?

 

Estas dúvidas serão esclarecidas a seguir. Confira.

O que é um surto elétrico?

Surto elétrico é uma onda transitória de tensão, corrente ou potência onde há uma elevada taxa de variação por um período curtíssimo de tempo.

Ele se propaga pela rede elétrica e pode causar danos a equipamentos eletroeletrônicos.

Como acontece o surto elétrico?

Surtos elétricos são causados por descargas atmosféricas, manobras de rede e liga/desliga de equipamentos que usam uma grande quantidade de energia.

1 – Descargas Atmosféricas (raios)
Sempre que um raio cai diretamente ou próxima a uma instalação elétrica, são gerados surtos, que podem chegar até os aparelhos conectados a mesma rede ou linhas de dados como TV a cabo e linhas telefônicas.

2 – Manobras de Rede
Os surtos elétricos também podem acontecer quando as companhias energéticas fazem manutenções na rede elétrica, causando interrupções na distribuição de energia em determinados bairros ou ruas.

Não apenas os apagões (blackouts), mas também as tentativas de religamento são causadores de distúrbios eletromagnéticos.

3 – Liga/Desliga de Máquinas
Os distúrbios na rede elétrica também podem ser causados ao ligar e desligar grandes equipamentos, como elevadores, motores industriais e até equipamentos cotidianos como aparelho de ar condicionado ou a máquina de lavar.

Toda vez que estes equipamentos são ligados ou desligados, são gerados sobretensões transitórias que podem causar danos imediatos ou a médio e longo prazo a equipamentos eletroeletrônicos conectados a mesma rede.

Quais danos podem ser causados pelos surtos elétricos?

Pode causar degradação de componentes; diminuição de vida útil e até mesmo a queima imediata de equipamentos eletroeletrônicos.

O que é um DPS?

Os dispositivos de proteção contra surtos de energia são equipamentos para detectar a presença de sobretensões transitórias na rede elétrica e drená-las para o sistema de aterramento antes que se propaguem pela rede e atinjam equipamentos eletroeletrônicos.

Os DPS podem ser utilizados em diversas situações como: em redes de energia elétrica, para proteção de transformadores e luminárias urbanas, linhas de telecomunicações, painéis de energia fotovoltaica, quadros de distribuição de edificações comerciais e residenciais e até mesmo diretamente nas tomadas, protegendo equipamentos importantes.

Os DPS podem ser classificados em três tipos:

Classe I – São dispositivos com capacidade suficiente para drenar parcialmente as correntes de um raio. Instalados nos quadros primários (QGBT) de distribuição.

Classe II – Dispositivos com capacidade para drenar correntes induzidas que penetram nas edificações, ou seja, os efeitos indiretos de uma descarga atmosférica. Instalados nos quadros secundários de distribuição.

Classe III – Dispositivos destinados à proteção fina de equipamentos, instalados próximos aos equipamentos. São utilizados para proteção de equipamentos ligados à rede elétrica, à linha de dados e linhas telefônicas.